VÍDEO SóSss!: Sem Título – Música Experimental PE, de Grilowsky e Túlio [BRA, 2021].

[PRA assistir a todos os episódios da série, CLIQUE AQUI.]

 

O que peste é música experimental? Qual a relação dessa parada com Pernambuco? Existe um momento pro seu nascimento? Que bicho é esse? Como vive? O que faz? O que come?

Pernambuco e a cidade de Recife sempre tiveram um pé forte na modernidade e, por tabela, na experimentação. No caso da música contemporânea produzida no estado, álbuns da década de 1970 gravados pela Fábrica de Discos Rozenblit – gravadora que fez história local e nacionalmente –, tais como Satwa de Lula Côrtes e Lailson, Paêbirú de Lula Côrtes e Zé Ramalho e No Sub-Reino dos Metazoários de Marconi Notaro, já se valiam de elementos experimentais que escapavam tanto da esfera do jazz como do rock setentista, ganhando a alcunha de “psicodélicos” por falta de um termo melhor. Ouvindo, percebe-se o quanto essa é uma produção fora da curva na música nacional do período, OVNIs real, e o quanto essa produção, para além, dialogou com a música popular ancestral da região. Obras em transe.

Entretanto, em meados da década de 1980 brotou uma sonoridade experimental singular e bastante desvinculada dessa “psicodelia nordestina”, sonoridade climática e ruidosa, que por um estranho cultivo de suas sementes, apenas iria gerar frutos de fato a partir de meados dos anos 1990, tornando-se um dos ramos mais prolíficos da música pernambucana nas últimas duas décadas deste século (2000 e 2010).

A série documental Sem Título – Música Experimental Pernambucana, disponível no YouTube, é certamente uma das melhores fotografias panorâmicas desta cena no estado, uma obra nascida de dentro, dirigida por dois de seus grandes agitadores e artistas: Grilowsky, que integrou bandas seminais como Gnomos da Metrópole, Conceição Tchubas, Drone Monsters, entre outros projetos, e Túlio Falcão, com suas milhares de participações não só na cena experimental (Hrönir, Nuclear Extreme etc etc), como também com uma forte presença no underground de cá, em bandas como Realidade Encoberta, banda já clássica e ainda em atividade. Desde o embrionário e visionário circuito de artes dos 90, por meio dos músicos que integravam as peças performáticas do Grupo Totem – como Fred Nascimento, Mário Sérgio e outros –, passando pelo underground recifense de bares como o Iraq (e na década passada, do Garagem), assim como festivais e shows tanto locais quanto nacionais dos anos 2010 (RUMOR, FIME), Sem Título nos proporciona uma espiada sobre uma cena construída de forma tortuosa e fragmentária, mas que conseguiu se consolidar a partir da resistência e solidariedade de seus membros. Uma cena que, é preciso que se diga, por muito tempo foi tão-somente composta por realizadores homens, mas que, hoje, contém uma presença feminina eminente e vigorosa, a exemplo das musicistas Tainã Ramosleal e Mayara Menezes, também entrevistadas pela série.

De mais a mais, nós, da SóSucesso!, somos testemunhas vivas desta cena experimental, fomos participantes ativos desta história, somos parte de seu público cativo. Quer dizer, boa parte destes shows e projetos de Sem Título a gente presenciou ali, em primeira mão, alucinados. E é, aliás, com este espírito que ficamos tremendamente alegres em divulgar esta obra de puro caos e delírio de Grilowsky e Túlio – que de certo modo é uma obra coletiva, também – em nosso honorável blog.

E ao ouvinte incauto, deixamos então um pequeno recado: “Deixai, ó vós que entrais, toda esperança!”. Afinal, aqui, não vais encontrar nem harmonia, nem bem-aventurança.

 

 

>>Pra sacar mais, clique no amarelinho:

“Moderno Antes do Modernismo”, por Bruno Albertim [Revista Continente] | “Fábrica de Discos Rozenblit”, por Virgínia Barbosa [Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ] | Lula Côrtes e Lailson, Satwa  | Lula Côrtes e Zé Ramalho, Paêbirú | Marconi Notaro, No Sub-Reino dos Metazoários | “O Que é Música Psicodélica” [Blod Duronaqueda] | Realidade Encoberta [Bandcamp] | Grupo Totem [Blog Oficial] | Iraq Club [Instagram] | RUMOR – Ciclo de Arte Sonora e Música Experimental [ Facebook] | FIME – Festival Internacional de Música Experimental (vídeo-resumo) [YouTube] | Dante, A Divina Comédia [Z-Library, pdf] |

 

>FICHA TÉCNICA:

Série audiovisual de 5 episódios produzida por Túlio Falcão e Grilowsky, em plena pandemia do COVID-19, sobre música experimental em Pernambuco. Contemplado pelo edital Criação, Fruição e Difusão LAB PE da Lei Aldir Blanc, 2020/2021.